Comitê de Ética e Integridade da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Comitê de Ética e Integridade da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos
20 de agosto de 2018 3d6zwei

Comitê de Ética e Integridade da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2018

O Comitê de Ética e Integridade da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos realizou, na última sexta-feira (20), uma reunião para planejamento de ações. Participaram do encontro os integrantes do comitê: Joanna Maranhão, Mariana Brochado, Eduardo Fischer, Fernando Solera e Paulo Schmitt, além da diretora executiva da CBDA, Ana Paula Alves.

O novo comitê da CBDA tem como objetivo o desenvolvimento de atividades educacionais, preventivas e repressivas relacionadas a temática de combate ao assédio, abuso, doping, manipulação de resultados, racismo e infrações em geral, em colaboração com o Ministério Público do Trabalho, ABCD, Ministério do Esporte e outras organizações de interesse público.

“Achei uma iniciativa muito bacana. Estamos pensando em ações educativas tanto em relação ao doping, quanto assédio moral e sexual. Já estamos vendo o que pode ser feito já para o Finkel e também o que podemos fazer para o futuro na nossa realidade da Natação e das outras modalidades da CBDA”, disse Joanna Maranhão, que é presidente do Comitê de Ética e Integridade.

De acordo com Joanna, a criação do Comitê de Ética e Integridade é um passo para que bons frutos sejam colhidos no futuro.

“É uma nova CBDA e um novo pensamento. Se a gente quer uma nova cultura, temos que pensar no que vai ser plantado para ser colhido lá na frente. Estamos abertos para aprender e ver o que pode dar mais certo ou menos certo”, completou.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.

Fonte: Departamento de Comunicação – CBDA